BUSHIDO/BUDO

                                  沖縄 空手道 剛柔流 

Vídeos de Dalmobushido - Acesse -

E-mail: dalmobushido@gmail.com




A Justiça que não é acompanhada de força é fraca;
A força que não é acompanhada de justiça é violência.


Ao iniciar seus estudos nos ensinamentos do Goju Ryu, o principiante percebe de imediato que as lições que lhe são transmitidas seguem uma espécie de rotina, são treinos padronizados e repetitivos e muitos desistem neste primeiro obstáculo. O faixa preta deve usar a criatividade em estudos mais profundos das aplicações técnicas dos Katas, lógico que com a supervisão minuciosa do seu Sensei para que não saia da razão do próprio estilo, e desta forma já é possível sair um pouco da rotina. É preciso saber também sobre a importância do Kihon Geiko (treinamento básico) e continuar treinando para o aperfeiçoamento técnico. Essa rotina de treinamento é, em parte, influenciada pela filosofia pessoal do Sensei, mas deve-se sem dúvida à formação do próprio estilo que está sendo ensinado.

Até que as técnicas do Goju Ryu se tornem instintivas é necessário a seguinte ordem: Em primeiro plano você irá aprender a executar o movimento com perfeição, por isso ele deve ser repetitivo e em seguida irá desenvolver em você o que chamamos de reflexo condicionado e por último instintivo, significa que com o tempo de prática você poderá executar as técnicas em geral automaticamente (Instintivo), esta é a idéia do treino rotineiro.

Ser Karateka é treinar com infinita paciência e repetição, de tal forma, que se internalize a técnica, a ponto de ela se tornar espontânea, reflexa e inconsciente. Afinal, a chave da vitória se encontra antes de mais nada no espírito, ainda que o corpo deva estar muito bem treinado e preparado.

Quem treina com objetivo, serenidade e disciplina alcança o domínio da arte e o domínio próprio!


OBJETIVO DA PRÁTICA BUSHIDO/BUDO
 沖縄 空手道 剛柔流

Para o Bushido, o caminho do guerreiro exige que a conduta de um homem seja correta em todos os sentidos, dessa forma, a preguiça é um mal que deve ser abominado. Mas existe problemas quando a pessoa se apóia no futuro, pois torna-se preguiçosa e indolente, já que deixa para amanhã, aquilo que poderia ser feito hoje. Pessoas que agem dessa maneira, não seguem o verdadeiro preceito do Bushido, que de um modo geral, é a aceitação resoluta da morte.
Bushido, significa literalmente, "caminho do guerreiro" -era um código de honra não-escrito e um modo de vida para os samurais (a classe guerreira do Japão feudal ou Bushi), que fornecia parâmetros para esse guerreiro viver e morrer com honra.
"Seguir o bushido, é dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial e honra e acima de tudo, morrer com dignidade".
Bushido é formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo. A combinação dessas doutrinas e religiões, formaram o código de honra do guerreiro samurai, conhecido como bushido. No sentido da tradução bushido, o ideograma para caminho, em japonês, é equivalente à forma chinesa "Tao", e exprime o conceito filosófico de absoluto. Este conceito traz a idéia de origem, princípios e essência.
Deve-se a prática do Budo, a tarefa de contribuir na evolução do homem, ajudando-o a enfrentar e encarar a realidade com energia e coragem. A meta é descobrir o caminho de cada ser humano dentro das suas limitações e possibilidades. O homem, em sua evolução física e espiritual passa pelo estágio primário, secundário, atingindo um nível superior. Esta busca de perfeição deve ser o caminho da vida, que cada dia se aprimora. Esta escolha do caminho permite ao homem viver, sentir, perceber, aperfeiçoar-se, enriquecendo-se até a morte.
A percepção atua, de acordo com o grau de sensibilidade, por meio dos órgãos dos sentidos, levando a diferentes reações e comportamentos. Além desses valores perceptivos, existe a riqueza espiritual que se manifesta pelo grau de emoções, satisfações e podem conduzir a verdadeira felicidade. Esta energia espiritual pode levar a um magnetismo favorável na personalidade e à formação de um alto grau de cultura do homem. O instrumento para o caminho da vida é a técnica que dá ânimo, motivação e estímulo. Para, utilizá-la, o homem aperfeiçoa sua habilidade e seu talento mantendo um bom controle do físico e da mente.
                      

O Goju Ryu é influenciado pelo BUSHIDO!

                              沖縄 空手道 剛柔流



O Budismo Zen influenciou fortemente o Karate-do afirmando que as artes marciais deveriam conter valores morais e espirituais importantes para o desenvolvimento de forte valor à saúde e bem-estar de quem o pratica.
O Karate-do moderno se desenvolveu significativamente no século XX, derivado de Okinawa. Atualmente esse estilo absorveu uma forte influência psicológica das artes marciais japonesa, tendo origens e atitudes das artes feudais, por isso é muito difícil compreender amplamente tudo que se relaciona com esta cultura. Para conhecer o Goju Ryu é necessário apreciar o espírito dos samurais (Shobukan - Espírito Samurai) que motiva muitos e muitos importantes Karatekas em todos os lugares do mundo.
Para os ocidentais, no entanto, esta compreensão torna-se mais difícil ainda, e às vezes até impossível. Muitos dos ocidentais, em particular o tratam unicamente como um método de combate e auto defesa e somente estão consciente de modo vago, o que poderiamos chamar de filosofia implícita.
Os guerreiros samurais antes de entrar em combate tinham de dizer seus nomes, dos seus ancestrais e seus atos de heroísmo. Ainda assim mantinham uma estrutura hierárquica de classe rígida com restrito código de ética. Esse código foi conhecido no Japão como BUSHIDO que traduzido literalmente quer dizer "modos de cavaleiros militar" ou "caminho samurai", o código de conduta apropriado para guerreiros cavaleiros, para viver de acordo com este código um samurai precisava ter muitas virtudes como ser valioso, honorável, motivado por um desejo de atuar com retidão e justiça, deveria ser misericordioso, feroz, cortêz, leal, possuidor de um grande domínio de si mesmo e capaz de auto-sacrifício. Enfatizando, o BUSHIDO era uma virtude de honra, que ainda hoje é uma poderosa força motivadora no Japão moderno e também para muitos Karatekas herdeiros desta nobre arte. O BUSHIDO nasceu da junção do Budismo Zen, do Shintoísmo, e do Confucionismo (Taoísmo).
"DO" - Caminho
Foi simplesmente o espírito de BUSHIDO adaptado às circunstâncias modernas. Em muitas academias de Karate-do e outras artes marciais de mesma origem, o BUSHIDO tem aspectos de conduta própria, nos Dojos, nas competições e na vida de seus praticantes.
As técnicas básicas do Karate-do (como as do Judo, Aikido, Kendo etc.) não são misteriosas, simplesmente não são muito conhecidas. Para aprendê-las não é preciso possuir dons especiais ou aceitar complicadas filosofias de vida. Existem razões fisiológicas e psicológicas para maior ou menor eficiência em Karate. Entre suas virtudes, todas as técnicas são decorrentes de estudos profundo, pesquisas, observações da natureza e ciência.
Mas o único segredo pra dominar as técnicas é através do treinamento com dedicação, podendo até ser árduo para alguns, pois a natureza do treinamento sempre foi rígido e inflexível, portanto o importante é treinar... treinar... e continuar treinando, e feliz daquele que penetra na razão secreta das coisas, os segredos você irá descobrindo conforme trilha este caminho sem fim, esta é a meta.


                                                           Por:  Dalmo Souza Cintra




[...] Budo literalmente o "Caminho das Artes Marciais Japonesa" tem o principal objetivo de desenvolver o cidadão digno e útil à sociedade. A família é a base da sociedade.
Dalmo Souza Cintra

[...] as sociedades, como as vidas, contêm suas próprias interpretações. É preciso apenas descobrir o acesso a elas.
Clifford Geertz

É graças à sociedade que há uma intervenção da consciência. Não é graças à inconsciência que há uma intervenção da sociedade.
Marcel Mauss


[...] o tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo, uma flor, um pássaro, uma dama, um castelo, um túmulo. Também se pode bordar nada. Nada em cima de invisível é a mais sutil obra deste mundo, e acaso do outro.
Machado de Assis





O equilíbrio físico e mental desenvolve o aspecto social. O que o Brasil mais precisa são elementos jovens que cresçam com a mente e o corpo sadio, é neste sentido que estamos trabalhando, pois este é o objetivo social do Budô.