OKINAWA GOJU RYU


                        
沖縄  剛柔流 







Vídeos de Dalmobushido - Acesse -


E-mail: dalmobushido@gmail.com




Estilo Rígido Porém Flexível - Goju Ryu

Goju-ryu (em japonês: 剛柔流, Goju-ry) é um estilo de karatê desenvolvido por Chojun Miyagi, originário de Naha, Okinawa. O estilo conjuga técnicas duras, rígidas com fomas suaves, flexíveis. Daí seu nome go(em japonês: 剛, duro), ju (em japonês: 柔, suave), ryu (em japonês: 流, ryū, fluxo, escola), [estilo de] fluxo forte e suave. A marioria das técnicas de sensei Miyagi foram-lhe ensinados pelo mestre Kanryo Higaonna, do tradicional estilo Naha-te.

Características dos ensinamentos de Chojun Miyagi

- Um ataque duro se defende com uma defesa suave, e vice-versa;
- Alvos duros se golpeiam com armas (naturais) moles, e vice-versa;
- Goju Ryu é um estilo rígido e linear, flexível e circular;
- Deve-se saber que nos Kata estão os princípios secretos do Goju-Ryu;
- O Karatê-dô Goju-Ryu é uma manifestação da harmonia do universo dentro de nós mesmos;
- O caminho do Karatê-dô Goju-Ryu é buscar a via da virtude;
- Não agredir aos demais; não ser agredido pelos demais; o princípio é a paz sem incidentes;
- Busca do combate a curta distância (sendo a estratégia de combate diferente do shiai kumite);
- Movimentos curtos e circulares;
- Chutes baixos e varridos;
- Conciliação entre força, flexibilidade e respiração;
- Contração muscular Go e Ju;
- Respiração sonora (Ibuki);
- Administração do espaço de combate (maai).

                                - HIERARQUIA -
                             

SENPAI é um estudante sênior (designado pelo SENSEI) que se torna responsável por um ou mais KOHAI (estudantes ou alunos novos) para ensiná-los informações básicas sobre o RYU ou escola. O senpai tem a função de cuidar dos alunos mais novos como se fosse irmãos mais novos, inclusive deve cuidar para o bom andamento do dojo também.
SENSEI literalmente significa "aquele que nasceu/viveu antes da minha pessoa" e, consequentemente, implica  "ser mais velho". Não importando muito com a graduação da faixa preta para ensinar é preciso a permissão do mais graduado (mestre), para ser um SENSEI é preciso o 3 Dan no mínimo e também ter um DOJO (sala de aula), é preciso ter alunos, mas se você é um faixa preta não importando também o grau "Dan" que possui, porem você treina em um dojo sob orientação de um sensei, mesmo que você seja um faixa preta com 5 Dan ou 7 Dan você passa a ser o senpai no dojo. 
SHIHAN é composto por dois kanjis: SHI que significa "professor", "mestre", ou pessoa de caráter  exemplar, e HAN, que significa "bom exemplo". Usado de modo tradicional, "SHIHAN" é  um termo  de tratamento designado a pessoas a quem se vê como um exemplo a ser seguido. Embora exista toda esta hierarquia relacionada e correspondente  aos estilos de artes marciais japonesas (BUDO), nós que somos membros da Goju-Ryu Shobukan do Brasil não mencionamos estes títulos nas graduações de faixa preta, não importa o grau (ou Dan) da faixa preta que o aluno se encontra, entendemos que a palavra "SENSEI" quer dizer algo mais profundo que significa o último representante deste estilo e isto se dá também ao termo SHIHAN (SHIHAN/MESTRE: o único que rege um estilo de artes marciais). Somente os faixas pretas mais antigos são designados de "SENPAI" que significa o mais antigo ou o que veio primeiro; O Goju-Ryu que praticamos é tradicional e por isso é arte marcial, como os ensinamentos são transmitidos de uma forma tradicional mantemos os aspectos culturais, formais, e passamos para as gerações futuras, desta forma as graduações são colocadas também na Goju-Ryu Shobukan de Okinawa (Japão). Dentro de uma organização como a Confederação Brasileira de Okinawa Karate-do Goju-Ryu Shobukan do Brasil temos o privilégio de ter como KANCHO o sensei Morihiro Yamauchi um dos mais antigos alunos do criador do Goju-Ryu Shobukan em Okinawa o sensei Masanobu Shinjo, portanto este é o nosso representante legal em se tratando de o Karate-do Goju-Ryu Shobukan.
KANCHO é um título designado para a pessoa legalmente responsável por um estilo em uma certa região, geralmente este título é designado por um superior, como por exemplo o sensei Morihiro Yamauchi designado para ser KANCHO em todo território brasileiro, assim sendo ele lidera os variados sensei em toda região preservando o estilo, mantendo sua cultura, sua tradição, assim como suas técnicas originais.

"Quando o discípulo se distancia da confiança do mestre, preferindo a infidelidade à própria consciência, cava sem perceber largo abismo de destruição e miséria em seu caminho".



"Exame de Faixa e Grau"

A maneira de se avaliar o estágio do praticante de Goju Ryu é pelo grau ou pela faixa conquistada, assim pode-se observar a evolução técnica, filosófica e espiritual que o adepto absorve durante sua jornada de treino na escala das artes marciais, nesse espaço de tempo que existe em cada Kyu ou Dan, o Sensei pode notar sua dedicação, esforço físico e sua capacidade de concentração em seus estudos. Quando você executa um Kata você demonstra em apenas 2 minutos o que você é na arte marcial.
O ciclo de aprendizagem do adepto do Goju Ryu, divide-se em duas categorias, o "Kyu", graduação inferior e o "Dan", graduação superior.
Dojo da Shobukan em Okinawa
Deve-se almejar os exames de faixa com paciência, perseverança, objetivo, serenidade, disciplina, e muito treino, respeitando as etapas determinadas pelo Sensei, é o melhor modo para conseguir uma boa graduação afinal é ele que conduz o adepto em seu caminho.
O 1° Dan da faixa preta (Shodan), denota que o praticante concluiu com perseverança e determinação a escala de graduação inferior "Kyu". Nesta categoria dizemos que o aluno começa a engatinhar no Goju Ryu. Os faixa preta são por vezes chamados de "Senpai" que quer dizer "o mais antigo - superior", e tem por obrigação "limpar o Dojo (sala de aula), deve cuidar dos alunos inferiores como se fosse irmãos mais novos, que se mostrem indolentes ou que careçam do genuíno espírito marcial.
A categoria de 1º Dan (shodan) e 2º Dan (nidan) são os "Deshi". É o bom Deshi que deve ajudar tecnicamente os alunos inferiores encorajando-os e fortalecendo-os com treinamento gradativo, para que não morram no ambiente hostil do Dojo (estou me referindo aos alunos que ficam emfraquecidos e acabam desistindo).
A categoria de "Kyu" no Goju Ryu começa com a faixa branca 7º Kyu, amarela 6º Kyu, azul 5º Kyu, verde 4º Kyu, marrom 3º Kyu, marrom II - 2º Kyu, marrom III -  1º Kyu, e enfim faixa preta 1º Dan - shodan.
O 2º Dan da faixa preta, sugere a posição de estagiário, traduz-se que o karateka concluiu o seu caminho iniciando na formação estagiário.
O 3º Dan da faixa preta - "Tashi" - expert. Ensina sem título de professor e assiste ao Renshi. O 3º Dan encerra o último estágio da formação de aprendizagem técnica do Goju Ryu, atingindo a maioridade técnica.
O Renshi - "expert aprimorado em técnica" corresponde ao 4º Dan, 5º Dan, 6º Dan e 7º Dan. Geralmente, Sensei é assistente de um Kyoshi, já que são os Shogo e Tashi que devem ajudar os inferiores.
Os faixa preta de 6º Dan ao 9º Dan, são outorgados às pessoas que conseguiram aprimoramento espiritual, e galga importantes cargos ou posições na senda do Goju Ryu.
No japão mais precisamente em okinawa o faixa preta para ser Sensei ou melhor para ministrar aulas é preciso ter o 6º Dan.



Hierarquia
Diplomas e Títulos nas Artes Marciais

                              沖縄  剛柔流

Kaiden é um título raro, que significa "igual ao mestre". Esse termo é, muitas vezes, utilizado em vez de Menkyo-Kaiden, espécie de "Brevê" (certificado) concedido pelo mestre, no qual declara por escrito ter "ensinado todo seu saber ao portador." Raramente um mestre concedia um Kaiden. Por vezes, um ou dois em toda sua vida. Por outro lado, sem um Menkyo-Kaiden de seu precedente mestre, era impossível ao discípulo ser aceito por outro mestre de igual ou maior valor: "Todo praticante avançado que desejava ser admitido em outro Dojo, sem essa recomendação, era considerado, a Priori, suspeito e tratado como tal."
Essa tradição prossegue nas grandes sociedades tradicionais japonesa, quase todas fundadas por samurai no final do século XIX.
O Densho é o "Diploma de Transmissão." O Hiden é a "transmissão secreta de conhecimentos profundos" (Okuden).
Todos os títulos japoneses de artes marciais são inspirados no passado do samurai. Nos Dojos tradicionais em artes marciais, predominam um ensino vertical, isto é, "em pirâmide", pelo qual cada praticante deve ajudar a seus inferiores e assistir seus superiores, mesmo em atitudes corriqueiras como abrir a porta, dobrar o dogui etc.
Os Deshi são, por vezes, chamados de Senpai, que quer dizer "antigo", e tem por obrigação "limpar" o Dojo de praticantes inferiores que se mostrem indolente ou que carecem de espírito marcial.

Progressão Marcial Clássica.

Shogo - "Avançado" - literalmente, "técnica forte". Corresponde mais ou menos ao 1º Kyu ao 2ª Dan. É o bom Deshi que deve ajudar tecnicamente os alunos inferiores.
Tashi - "Expert". Corresponde ao 3º ou 4º Dan. Ensina sem título de professor e assiste ao Renshi.
Renshi - "Expert aprimorado em técnica". Corresponde ao 4º, 5º, ou 6º, 7º Dan. Geralmente, professor para os inferiores; é assistente de um Kyoshi, já que são os Shogo e Tashi que devem ajudar os inferiores.
Kyoshi - "Expert instrutor com domínio interno e mental, grau muito avançado. Corresponde ao 5º, 6º ou 7º Dan. No Japão costuma ser o nível clássico dos Sensei. Depois de três a cinco anos, o Kyoshi torna-se habitualmente chefe instrutor ou assistente do Hanshi.
Após muitos anos de uso uma faixa preta fica assim
Hanshi - "Mestre respeitado" corresponde geralmente ao 8º, 9º ou 10º Dan. Domínio interior e exterior avançados, com estado de consciência espiritual (Ikonokokoro).
Shihan - "Mestre modelo". Literalmente, "Homem a imitar". Geralmente, "fora das graduações." Pode corresponder a um nível técnico entre o 5º, e o 10º Dan. Título frequentemente póstumo.
O-Sensei - Título muito honorífico e respeitoso, proferindo a Shihan quando este último é vivo.
Soke - Título do fundador de um Ryu ou de seus "herdeiros". Diz-se também Sokei ou Shosei. O estilo próprio de Soke chamava-se Ryugi.
Shike - Título especial dado, às vezes, ao Grão Mestre de uma família marcial, às gerações herdeiras do Soke. Terminologia para designar aprendizes: Os iniciantes, aprendizes, aprendizes-discípulos e discípulos são designados pelos nomes: Ryusha - praticante de um Ryu (estilo). Deshi - discípulo, mas no sentido de "praticante". Uchi-Deshi - discípulo escolhido, no sentido de "Aprendiz posto à prova". Geralmente, aloja-se na casa do mestre e era encarregado de todas as tarefas domésticas, quando não estava executando seus treinamentos. O mesmo sistema Uchi-Deshi (com três anos de prova), é aplicado atualmente na "Máfia japonesa Yakusa", organizada segundo o sistema dos clãs samurais do passado.


O Significado de Heishugata e Kaishugata

                    Rigidez e Flexibilidade - Fechado e Aberto
                              Mão Fechada e Mão Aberta


O Sanchin Kata é um Kata Heishugata que significa literalmente: "Kata de mão Fechada", mas não se refere somente a esta colocação, aquilo que é normalmente transmitido por Heishugata é o constante estado de tensão mantido durante o Kata, que é "Fechado" ou músculos contraído (como por exemplo no kata Sanchin que é executado com movimentos isométricos). Assim sendo, no Sanchin e no Tensho Kata, todos os músculos do corpo permanecem neste constante estado de tensão e a força é concentrada no Tanden (veja mais sobre o Tanden na página Saúde Física e Mental) durante toda a performance do Kata; os músculos são relaxados somente quando o Kata é finalizado. Este tipo de Kata desenvolve a força psíquica, estamina e controle da respiração.
Todos os demais Katas pertencem a categoria de Kaishugata que literalmente significa "Kata de mão-aberta", mas novamente não se refere só a isso, Neste tipo de Kata os músculos do corpo permanecem "Abertos" ou relaxados, desse modo permitindo rápidos e livres movimentos fluídos. Você contrai os músculos do corpo e concentra a força no Tanden (movimento referente ao encaixar do quadril em Sanchin Dachi), somente no momento de execução de cada técnica. A combinação harmoniosa dos Katas Heishugata e Kaishugata trás ao praticante do Goju Ryu a Rígidez e a Flexibilidade tão necessária para o desenvolvimento do aluno. Em todos os movimentos do Goju Ryu o "Heishugata e Kaishugata" são uma constante porque o próprio estilo Goju Ryu sugere isto em seu desenvolvimento, já que o próprio significado de Goju Ryu é "Estilo Rígido porém Flexível".
Em suma, literalmente, Heishugata significa Kata de mão fechada, e Kaishugata significa Kata de mão aberta.
"Apenas atravéz de uma respiração profunda e plena é que podemos conseguir energia para uma vida mais espirituosa e espiritual." (Podemos desenvolver este sentimento no Zazen).


沖縄  剛柔流 


Alunos de: dalmobushido@hotmail.com

Onde Treinar Karate Goju Ryu: Dojo Dalmobushido

Goju Ryu é um trabalho árduo porém frutífero!
Pratique esporte antes que você precise!

      Onde treinar Karate Goju Ryu: Dojo Dalmobushido/

Disciplina no Dojo

Regra básica para transmição do estilo Goju Ryu (Observar-Ouvir-Fazer)

Desvendando o código de ética moral do karate-do 
" Respeito acima de tudo".

Preparei este texto depois de observar alguns campeonatos e também de observar alguns alunos em pleno treinamento, um Dojo do estilo Goju Ryu procura seguir rigorosamente as regras tradicionais da boa conduta. Seu espírito provém diretamente das épocas feudais do Japão, com seus treinamentos duro e inflexível, e um Dojo é um lugar onde são transmitidos os seus ensinamentos. Cabe a cada estudante honrá-lo e seguí-lo com sinceridade. Acho lamentável a orientação da Arte Marcial quando se abre mão da parte disciplinar no Dojo, como praticar Karate-do, saindo tantas vezes do seu genuíno espírito marcial?

O termo “Godo” (Caminho da Força) seria atualmente mais aplicável ao Dojo


– A justiça que não é acompanhada de força e fraca; A força que não é acompanhada de justiça é violência.
Como acreditar no respeito, e ter admiração, e apreciação, quando saúda-se o Mestre ou os seus adversários de treino com um simples balançar de cabeça para frente? Onde um aluno de faixa inferior fica questionando um faixa preta durante uma aula? Sendo que este mesmo deveria estar exercitando o "Observar-Ouvir-Fazer" ? Onde está a humildade destes Budokas? Se é que podemos chamá-los assim! Se jogam e se deitam no chão do dojo ou no tatami ou no koto, se encostam em uma parede, com as pernas e braços largados? Como falar do “espirito samurai, do espírito do karatê-do, do “Bushido”, “do Budo” e do “DO” (Caminho), quando o confundimos com o “Espirito de bagunça, arruaceiros”, é preciso entender que estes comportamentos seja em campeonatos, ou dentro ou fora do Dojo, nada tem a ver com o Budo, e se continuar no caminho errado nunca entenderá, nunca terá a compreensão filosófica da palavra “DO”. O “Moto”, tão claro aos nossos velhos mestres: “Mínimo de esforço, máximo de eficácia”, parece perdido entre as brincadeiras e as peripécias de alguns no Dojo, é preciso recuperar os valores morais do Karate em geral, não deixe que o seu Karate seja assim tão sem sentido.
Este é o absurdo do treinamento sem concentração ou seja sem Mokuso/Zanshin e sem a disciplina no Dojo, o surgimento de um enorme vazio após o período de treinamento. É preciso aprofundar-se nos demais aspectos do Karate-do, caso contrário irá se acostumar com este tipo de treino sem disciplina e terá dificuldades em encontrar professores especializados no genuíno espírito das artes marciais, pois eles não aceitam estas indisciplinas. Você vai acabar virando um aluno que ninguém quer ensinar!! Pense nisso!!
Você perderá com o tempo a sua disposição, e como não poderia deixar de ser, nem estará acostumado a se esforçar nestes outros aspectos, ou seja você morreu em meio ao ambiente do Dojo e consequentemente na Arte Marcial (foi ficando fraco... fraco... desistiu e morreu rsrsr). A arte marcial implica em um longo caminho de sacrifícios e muitas vezes sem reconhecimento, isto para quem sabe a verdadeira essência do Karate, o que dizer dos que não treinam adequadamente? 
Quando você entra no Dojo, entra num mundo diferente, num mundo de guerreiros. Pode ser um lugar de respeito e amistosa camaradagem - ou um covil de paranóia e desconfiança. No Dojo de Karate-do, aprimoramos a nossa capacidade de responder intuitivamente. É a corrente subjacente de etiqueta e comportamentos sociais que nos permite praticar em segurança, disciplinar e redirecionar as reações agressivas e desenvolvendo os sentimentos de compaixão e respeito.
A cerimônia que abre e fecha cada pratica do Karate-do representa uma reverencia ou saudação formal ao Kamiza (lugar de honra), depois faz-se uma reverencia ao Dojo ou Kamidana Ni Rei ou Shomen Ni Rei, Otagai Ni Rei, entre alunos e Sensei Ni Rei, entre o Sensei. As reverencias ao Kamiza simbolizam o respeito pelo espírito e “ensinamentos-do-Karate-do”.
A correta atitude de respeito, sinceridade e humildade, bem como a atmosfera adequada, o genuíno espírito das artes marciais no Dojo, são essenciais para o processo de aprendizado; e, como o Karate-do é uma arte marcial, constituem ingredientes imprescindíveis para a segurança de cada indivíduo.
Deus nos deu dois ouvidos e uma boca para nos mostrar que devemos ouvir mais e falar menos, então pare de falar e treina!!! Ossu!!!


 沖縄  剛柔流 





Honbu Dojo - Kancho Morihiro Yamauchi Sensei (Brasil)

Graduação do Goju-Ryu 

Faixa Branca - Shiro-obi
Faixa Amarela - Kiiro-obi
Faixa Azul - Aoi-obi  - (Faixa Roxa - Murasaki)
Faixa Verde - Midori-obi
Faixa Marrom - Chairo-obi ( Faixa Marrom I-Kyu (San-Kyu); II-Kyu (Ni-Kyu); III-Kyu (I-Kyu)
Faixa Preta - Kuro-obi - Faixa Preta Shodan 1Dan
Faixa Preta Nidan 2Dan
Faixa Preta Sandan 3Dan
Faixa Preta Yondan 4Dan
Faixa Preta Godan 5Dan
Faixa Preta Rokudan 6Dan
Faixa Preta Shichidan 7Dan
Faixa Preta Hachidan 8Dan
Faixa Preta Kyudan 9Dan
Faixa Preta Jyudan 10Dan

Dalmobushido Dojo