O TREINO DO GOJU RYU

沖縄 空手道 剛柔流 

Vídeos de Dalmobushido - Acesse -

E-mail: dalmobushido@gmail.com



HORÁRIO DE TREINAMENTO DALMO-DOJO 


Terça Feira das - 0930hs às 11:00hs, 17:30hs às 19:00hs e 19:30hs às 21:00hs
Quinta Feira das - 09:30hs às 11:00hs, 17:30hs às 19:00hs e 19:30hs às 21:00hs
Aos Sábados das - 09:30hs às 11:00hs, 14:30hs às 16:00hs e 16:30 às 18:00hs

"Lembrando que o horário das 16:30hs às 18:00hs aos sábados 
é treino exclusivo para Faixa Preta"



HORÁRIO DE TREINAMENTO EXCLUSIVO PARA CRIANÇAS



Karate Kid ( Treinamento de Karate-do Goju Ryu para crianças de 7 à 13 anos )

Horários de treino 

Segunda Feira das - 18:00hs às 19:00hs e 19:30hs às 20:30hs
Quarta Feira das - 18:00hs às 19:00hs e 19:30hs às 20:30hs
Sexta Feira das - 18:00hs às 19:00hs e 19:30hs às 20:30hs


"KARATE-DO GOJU RYU É SAÚDE FÍSICA E MENTAL"

PRATIQUE ESPORTE "ANTES QUE VOCÊ PRECISE!!

"Kyu Do Mugen"

"Aquele que trilha o "DO" (Caminho em japonês ou "Tao" Dao em chinês) 
busca um caminho de conhecimentos infinito."

Aos que buscam a senda do Goju Ryu, com o decorrer de seus estudos e desenvolvimento perceberão de imediato que em um Dojo não existem limites, é preciso conhecer as suas limitações, por este mesmo motivo podemos dizer que o próprio treinamento seleciona seus adeptos desde que seja aplicado o treinamento correto com o genuíno espírito das artes marciais, assim sendo a melhor postura que o praticante deve tomar é respeitar suas limitações, seus limites, e procurar desenvolver sua jornada  de degrau em degrau, e que o karate faça parte de seu cotidiano e que dure a vida toda. Dentro do Dojo o respeito é acima de tudo, no treinamento você irá encontrar alunos realmente fortes  e também os mais fracos, sem contar que temos também os iniciantes (Kohay), que no futuro poderão ser ótimos parceiros de treinamento e um ótimo membro do Dojo servindo de exemplo para muitos. Quando você estiver em um nível bem elevado e forte, por mais forte que seja, sempre haverá alguém mais forte, como encontraremos também alunos iniciantes ou alunos mais fracos em fazes de crescimento, o treinamento vai te proporcionar desenvolvimento técnico e espiritual, em geral as pessoas que buscam o treinamento fazem-no por esporte, para queimar umas gordurinhas localizada, por ginástica apenas, ou defesa pessoal, uma terapia, ou até mesmo por achar bonito e interessante os Katas. Mas uma coisa é certa, se você buscá-lo como "arte marcial" em seu contexto geral, conseguirá todos os benefícios e muito mais.

Zazen - Sentar e Meditar (Mokuso/Concentração)
O mais sensato ao avaliarmos um Dojo os alunos e seus treinamentos é saber que a ciência é montada de verdades transitórias e que o melhor parâmetro para avaliarmos uma verdade científica é a verificação prática, sempre respeitando o princípio da individualidade, talvez assim poderemos nos aprofundar no "Saber e Sentir" que são duas coisas distintas nas artes marciais. Dessa forma devemos saber que quando falamos "sempre" e "nunca" estamos correndo um risco muito grande de cometer um erro simplesmente pelo fato de que aquilo que devemos fazer não pode ser completamente baseado em estudos, porque estes não avaliam seu aluno atual, da mesma forma que não deve ser simplesmente baseado no que "achamos" porque, se não estamos prontos para continuar a aprender, de fato não estamos sendo peritos ou responsáveis. É a questão de se avaliar o aluno e fazer para ele o que ele precisa no momento, respeitando a individualidade de cada um, em vez de se apoiar somente na experiência própria ou na experiência alheia, é a via do equilíbrio nos treinamentos acompanhado pela ciência no esporte... O papel difícil do Sensei é conseguir atender o aluno naquilo que ele precisa e não no que ele "quer".
O conhecimento é o principal ingrediente do que produzimos, fazemos no trabalho, no estudo e no esporte. Hoje, os ativos capitais necessários à criação de valor (riqueza) não são a terra nem o trabalho físico, tão pouco as ferramentas mecânicas ou materiais. Ao contrário, são os ativos baseados no conhecimento. A inteligência, a energia e a técnica tomou o lugar da força bruta. Assim, é muito importante usarmos o raciocínio. Por isso, quero ressaltar que é fundamental que ajamos com sensatez e inteligência nos treinos e isto as artes marciais fazem com toda a sabedoria dos mestres e praticantes desde os tempos remotos até os dias atuais. "Aprenda a treinar com inteligência este é um bom caminho."

Cuidados com Lesões nos Treinamentos

                              沖縄 空手道 剛柔流 


O praticante de Goju Ryu que leva a sério seus treinamentos busca constantemente se atualizar sobre as melhores metodologias de treinamento, exercícios variados como kihon geiko (treino básico), andar ou correr (cooper), "seiry undo", "junbi undo", "yubi undo", "hojo undo" (treinamentos específicos para o desenvolvimento do Goju Ryu), pular corda, treino no saco de pancada, musculação paralelamente ao Goju Ryu, makiwara (aparelho desenvolvido em okinawa para treinamento de técnicas de percussão), alongamentos e etc., estimulam os grupos musculares fortalece o corpo e deixa o karateka bem preparado, muitos treinos devem ser feitos paralelamente ao treino do Dojo ou seja o aluno deve fazer alguns exercícios paralelos no momento de folga procurar fazer treinos particulares sem sair da razão ideológica do estilo ao qual pratica, treinos estratégicos associado a uma estratégia nutricional, impulsionam o aluno ao objetivo ideal, lembre-se quem treina com objetivo, serenidade e disciplina, alcança o domínio da arte e o domínio próprio.
Alongamentos/Flexionamento/e Flexibilidade
O treinamento no Goju Ryu trabalha com um regime disciplinar mais firme e rigoroso e sugere aos praticantes em superar suas dificuldades, priorizando a conquista desta disciplina marcial, as dores e os maus tratos são incentivos para maiores conquistas. No tempo de prática diária seja no Dojo, ou seja em treinos solitários, sua resistência física, sua técnica e desenvolvimento espiritual vão aumentando gradativamente ao longo de cada treinamento.
Quando me refiro que treinar com inteligência é um fator primordial e muito complexo é porque abrange várias áreas no karate-do, vamos voltar nossa atenção ao fator lesão, portanto, é fundamental que entendamos alguns fatores que geram lesão no treinamento. Treinando corretamente você evolui e evita acidentes e lesões no Dojo.
Um dos fatores auxiliar gerador de lesões que abordaremos é a idade. Geralmente até 30 anos, ossos, músculos, ligamentos, tendões etc., estão em crescimento e desenvolvimento nos seres humanos, após a terceira década de vida, os mesmos podem começar a degenerar, perder a força, complacência, densidade e capacidade de transportar energia. Por este motivo é super importante iniciar bem cedo no karate ou em outra atividade esportiva, de um modo geral é importante praticar esporte em qualquer idade, só existem benefícios. A medida que envelhecemos, as lesões podem passar a ocorrer mais frequentemente. Daí a importância de entendermos como treinar com inteligência, alimentação adequada e descanso de forma ainda mais eficiente à medida que ficamos mais velhos. Quanto melhor condicionado uma pessoa estiver, menor será o risco de se lesionar. Caso ela ocorra, a mesma terá menos gravidade e a reabilitação será mais rápida em um praticante previamente bem condicionado.

O nível de estresse, a falta de atenção, a fadiga, a depressão e a excitação são fatores que podem influenciar na incidência de lesões. Além disso, se um praticante estiver passando por problemas familiares, pessoais, trabalho etc., sem dúvida alguma tudo isto afetará seu rendimento, suas chances de se lesionar serão maiores, "e quem não tiver problemas que atire a primeira pedra." Dependendo do grau de severidade dos parâmetros citados, é recomendado ter cuidado e atenção redobrado ao realizar uma sessão intensa de treinamento e/ou exercícios de grande dificuldade de execução. Por este mesmo motivo é necessário o "Mokuso" (Concentração) e/ou  Mente alerta, (Mokuso/Zanshin - Alto poder de concentração e preservação do espírito natural de sobrevivencia) para que você deixe bem definido o que quer de si mesmo, e tudo irá fluir perfeitamente (estudar sobre Zazen/Concentração - Sentar-se em Seiza e meditar).

Portanto, a fim de se evitar lesões no treinamento de Goju Ryu e para se obter máxima performance física (desenvolvimento técnico e desenvolvimento espiritual) é fundamental um treino rígido e inflexível junto ao genuíno  espírito das artes marciais, e que estejamos bem equilibrados psicologicamente.
A força muscular, a coordenação e a concentração são comprometidas pela fadiga física e mental. As lesões relacionadas à fadiga tendem a acontecer no final de uma sessão de treinamento, quando a fadiga muscular compromete a execução correta do movimento. É preciso aprender a respeitar a si mesmo, ser coeso consigo mesmo, suas limitações e seus limites na elaboração de seus treinos por conta própria sobre o volume e intensidade, e a forma correta para executar o treino, consulte sempre seu Sensei responsável pelo Dojo para que não exceda suas capacidades.
Monge do Budismo Zen -foto da Google-
O Karate Goju Ryu, além de ser uma arte marcial, você pode treiná-lo como esporte, é uma filosofia de vida. "O Karate quando bem praticado transcende a sala de aula e passa a ser vivido continuamente no cotidiano." É fonte de riquezas inesgotáveis para quem busca autoconhecimento através das artes marciais.
No estilo Goju Ryu, o Kamae (postura de guarda onde você fica preparado para o combate - para defesa/ataque) não é somente uma postura física, mas sim um estado de alerta mental, por isso não é necessário estar em Kamae para se defender ou atacar (isto se for o caso de uma defesa pessoal), basta estar com a mente alerta, que o treinamento físico e mental se encarregará sozinho de responder a uma agressão, por este motivo o treinamento deve ser rígido e inflexível, para se alcançar este estado mental! Mushin é o mesmo estado mental que se pretende conseguir na prática Zen, por isso o Karate-do é conhecido pelos mestres Zen, como o Zen em movimento (quando você executa um kata pode-se dizer que o Zen está em movimento). Mokuso/Zanshin é um estado mental onde você fica em constante alerta e com o instinto natural de sobrevivência muito aguçado. Este é o verdadeiro caminho do karate!
É preciso treinar no saco de pancada e também no Makiwara
É preciso observar antes de qualquer coisa, que é necessário os treinos em um Dojo sob a supervisão técnica de um Sensei responsável pelo seu desenvolvimento, mas além disso deve realizar treinamentos individuais, ou seja deve exercitar-se sozinho, praticar o que tem aprendido no Dojo com seu Sensei observando cada detalhe "procure ser detalhista", isto irá aguçar  a sua mente ainda mais e ajudará em muito seu desenvolvimento. Alguns treinos são essênciais para impulsioná-lo, vou citar alguns, pense a respeito, por exemplo: - Correr e pular corda (Cooper, irá ajudar no desenvolvimento cárdio pulmonar, cárdio vascular) isto dá ao praticante resistência física, estabilidade no combate, diminuição do acúmulo de gordura, deixando o coração forte. - Katas, procure treinar seus katas individualmente, treine as partes que você tem dificuldades separadamente até que chegue ao ideal. - Hojo Undo é um treino realizado com aparatos especiais e antigos que ajudam a chegar a uma técnica perfeita. - Fique atento sobre Alongamentos, Flexibilidade e Flexionamento são três coisas distintas e muito importante também. - Kihon Gueiko (Treinamento Básico). - Dê uma atenção especial ao que se refere à ginástica do Karate (aquecimento tem que ser bem feito e os exercícios devem ser realizados corretamente, não deixe a preguiça te dominar). - Musculação bem idealizado para o karate também é essêncial (é necessário um programa de musculação, específico para o Goju Ryu), -Makiwara e saco de pancada também. Bom, em suma na época de Kanryo Higaonna e Chojun Miyagi os treinamentos Goju se resumiam em "Seiry Undo", "Junbi Undo", "Yubi Undo" e "Hojo Undo". Observe os detalhes abaixo sobre exercícios físicos.

O Aquecimento no Goju Ryu (Exercícios Físicos)
Se você pula esta parte do treino veja o que você está perdendo!

沖縄 空手道 剛柔流


Aquecimento é o conjunto de atividades que, mediante um volume e uma intensidade de trabalho adequados, visam a preparar o individuo para o desempenho de performances maáimas, além de contribuir para a redução do risco de lesões.

O exercício de aquecimento deve ser executado com objetivo de atuar em nível orgânico, muscular, articular e psicológico.
O aquecimento pode ser realizado de duas formas principais: "Ativo e Passivo".
O aquecimento ativo é o mais importante e consiste na execução de exercícios para se alcançar efeitos de dois tipos: Gerais e Específicos. No primeiro visa-se a obter uma preparação global do organismo, enquanto no segundo trabalha-se, localizadamente, a musculatura a ser empregada durante a atividade física principal. Por sua vez, o aquecimento ativo geral pode ainda ser classificado como: aquecimento cardiopulmonar (ou orgânico) e aquecimento neuromuscular. O aquecimento passivo é o menos eficaz, devendo portanto ser utilizado apenas de forma complementar. Pode-se muito bem praticar o Goju Ryu dando razão a este tipo de aquecimento, isso depende muito do biotipo, idade, sexo, e condições física de cada aluno, de forma geral o aquecimento deve ser executado de uma forma gradativa, um exemplo disso é a ginástica do Goju Ryu ela começa pelos pés e vai aquecendo (acelerando) gradativamente os batimentos cardíacos, e sempre termina na cabeça, este tipo de ginástica é bem elaborada porque não agride o coração.
É preciso considerar também a existência de um outro tipo de preparação: Podemos chamá-lo de "Aquecimento Psicológico". De grande importância sobretudo para o Goju Ryu, este tipo de aquecimento é desenvolvido em todos os treinos dentro do Dojo, de forma que o estudante é praticamente obrigado a desenvolvê-lo em seu treinamento e no seu dia-a-dia, quando você se levanta e é dia de treino já começa a determinar em sua mente o treinamento que irá realizar naquele dia, isso já é um aquecimento psicológico, talvez por este motivo o aluno consiga avançar tanto em cada sessão de treino. Nos treinos é necessário muita concentração, muita força, e muita flexibilidade e isto tudo você adquire treinando, o aluno deve mostrar algumas qualidades de caráter como humildade, espírito, força de vontade e vontade de aprender. No Goju Ryu este trabalho de aquecimento psicológico deve ser conduzido paralelamente ao aquecimento físico, e em todos treinamentos.
É o momento de se concentrar (Mokuso/Concentração - O não pensar), na atividade do Zazen (sentar e meditar) é um exercício onde limpa-se a mente e desliga-se dos problemas externos ao Dojo.

Explicando o Kanji separadamente, Karate-do significa KARA (vazio) TE (mãos) DO (caminho); este vazio do KARA representa o estado de espírito do aluno, o espírito Zen tão almejado nas artes marciais japonesa (BUDO), este estado de espírito é muito importante no Goju Ryu, desta forma o praticante pode expressar a arte marcial com a alma, pois o aluno aprende a concentração, meditação, contemplação, é preciso treinar muito para se alcançar este aspecto da arte, seu estado espiritual. Quando você treina forte e certo o corpo absorve o espírito trazendo o equilíbrio, desta forma você será 100% técnico e 100% espírito.
Assim sendo o "VAZIO" do "KARA" (Karate-do) sugere o estado espiritual que pode ser alcançado pelo aluno com muito esforço, e seguindo a tradução de Karate-do, "caminho das mãos vazias" indica mãos limpas, sem armas, ao mesmo tempo que você está com as mãos limpas sem armas, tem o seu corpo como uma arma letal e a sua mente em estado de alerta, porque o treino lhe proporcionou isso.
Por este motivo no Goju Ryu é tão necessário a compreensão filosófica da palavra "DO", seu significado é muito amplo e requer a sua compreensão filosófica, esta compreensão filosófica trás toda uma disciplina e equlibrio ao aluno dando-lhe mais estrutura para suportar problemas no seu dia-a-dia.
O organismo humano, como qualquer outro mecanismo sofisticado, não suporta muito bem uma transição, busca do repouso para a atividade. Sem uma preparação adequada haverá um inadequado suprimento de oxigênio do miocárdio, que poderá causar certas anormalidades aos indivíduos logo após o exercício, como por exemplo um aumento significativo da pressão arterial. Para os sedentários os riscos são ainda maiores. Procure sempre fazer um bom aquecimento, uma boa seção de ginástica atento para as posturas, e alongamentos, desta forma você alcançará a Flexibilidade e Flexionamento tão ideais ao estilo Goju Ryu.

O aquecimento cardiopulmonar estimula a produção de hormônios e a ação de enzimas, provocando uma reação sistêmica do organismo, modificando diversos parâmetros fisiológicos, e capacitando-o a passar do repouso para a atividade. Entre as principais consequências do aquecimento cardiopulmonar estão o aumento do consumo de oxigênio e o aumento da temperatura corporal, que provocam os seguintes efeitos:
-Redução da dependência da performance aos processos anaeróbicos;
-Redução dos níveis de ácido láctico encontrados após o exercício;
-Diminuição da viscosidade dos líquidos orgânicos;
-Aumento da velocidade das reações bioquímicas;
-Aumento da velocidade de transmissão das mensagens nervosas;
-A hemoglobina passa a liberar O2 mais rapidamente.
O aquecimento neuromuscular pode ser realizado de forma geral ou específica, e objetiva uma preparação de toda a musculatura, articulações e sistema nervoso central. Entre os efeitos provocados pelo aquecimento neuromuscular estão:
-Aumento da velocidade de contração e relaxamento do músculo (Goju);
-Redução das lesões em tendões, músculos e ligamentos;
-Aumento da eficiência mecânica da contração muscular devido à diminuição da viscosidade em nível celular;
-Facilitação do recrutamento das unidades motoras que serão necessárias posteriormente;
-Aumento do fluxo sanguinio através dos tecidos ativos pela vasodilatação local, acompanhada da vasoconstrição nos músculos inativos.
As lesões musculares normalmente ocorrem nos músculos antagonistas dos usados num determinado movimento. Isto ocorre, via de regra porque os músculos antagonistas (relaxados) não suportam o violento estirão a que são submetidos pela contração dos poderosos músculos agonistas, devido a uma pequena elasticidade dos primeiros, em consequência de um aquecimento neuromuscular insuficiente.
Ideal de faixa preta 120 flexões
Qualquer praticante de Goju Ryu, que treina com regularidade e disciplina, pode fazer exercícios paralelos, como correr, pular corda, exercícios de força, musculação ou ginástica que estimula a força, desde que seja apropriado e objetivando a arte marcial, não esquecer de fazer alongamentos sempre, estes treinos são partes essencial do Goju Ryu. Nesta maratona você alcançará uma performance incrível acredite!
Em relação aos objetivos à serem alcançados, lembre-se de fazer um aquecimento e um relaxamento, principalmente através de alongamentos, antes e depois da atividade principal, usando movimentos lentos e graduais. Com isto você ganhará melhor elasticidade e diminuirá a chance de lesões musculares, um relaxamento muscular adequado auxilia na remoção dos produtos tóxicos resultantes da contração muscular excessiva, incluindo o ácido lático. Seu corpo lhe agradecerá por não ficar tão dolorido.

                                                   

EXISTE TRÊS MANEIRAS 
PARA CONSEGUIR SUCESSO NO TREINAMENTO DO GOJU RYU

                               沖縄 空手道 剛柔流 

1-Frequência - Para melhores benefícios, exercite-se pelo menos 3 vezes por semana, com um dia de repouso entre eles;
Flexões em Seiken para Goju Ryu
2-Tempo - Para atingir os benefícios ideais no Goju Ryu, é necessário exercitar-se no mínimo "uma hora e meia", sendo "duas horas o ideal", por sessão; Fazendo um programa de treinamento bem completo;
3-Intensidade - Se você é uma pessoa saudável, pode se exercitar à vontade, porque o treino de Karate não é um trabalho de força contínuo de "duas horas", são "meia hora" de ginástica e você exercita entre 60% a 85% da sua frequência cardíaca máxima, para atingir um melhor condicionamento.
Exercício é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer para ter boa saúde.
A grande maioria dos estudos realizados sobre saúde e exercícios, confirmam esta afirmação.
Descubra os benefícios por você mesmo. Sinta-se mais calmo e melhor após suas primeiras aulas. Dentro de semanas você notará que estará menos cansado, sentindo-se mais forte, com mais resistência e produzindo mais a cada dia.
Os treinos tradicionais consistem de exercícios árduos, calistênicos, relaxamento, concentração, ataque e defesa, contra-ataque, esquivas, contribuindo assim para o equilíbrio físico e mental, na coordenação motora, reflexo, desenvolvimento muscular, articular e resistência cardiovascular, ajudando na saúde do aluno, desintoxicando, trazendo assim o equilíbrio físico.

Quando se treina Goju Ryu, aprende-se a necessidade de esvaziar-se, esvaziar a energia acumulada (talvez energia negativa), gastando-a totalmente no treinamento, por este motivo você não pode ter preguiça, fazendo isto estará renovando sua energia a cada sessão de treino.
A ginástica do estilo Goju Ryu é uma ginástica que aquece primeiramente o corpo preparando-o para o treinamento rigoroso, o treino exige muito do corpo e da mente, o seu tempo de duração é de meia hora aproximadamente, para que não cause danos/lesões no corpo em geral, é uma ginástica calistênica, que fortalece o corpo em geral, é também científica porque trabalha o corpo fortalecendo os órgãos internos, nos meridianos do corpo; A ginástica inicia-se pelos pés e vai passando por partes do corpo, aquecendo gradativamente com término na região da cabeça, tem este processo justamente para não forçar e sobrecarregar o coração, agredindo-o; Em suma é uma ginástica que aquece o corpo gradativamente ou seja acelera gradativamente as batidas cardíacas.

                                                                                                Dalmo Souza Cintra


A Insistência do Sensei e a Paciência do Aluno


É muito gratificante para o Sensei acompanhar o crescimento do aluno em sua rotina no Dojo, conquistando degrau por degrau almejando a faixa preta! Trabalhar com os alunos é por à prova toda a sua paciência e criatividade para o desenvolvimento do Goju Ryu explorando todo seu potencial, o genuíno espírito do Goju Ryu sugere os padrões de improvisar, adaptar e superar. É dizer: eu contribui para a melhora da autonomia, da técnica, e da qualidade de vida desses alunos, ainda que não consigam enxergar isso.
E depois de muito tempo insistindo e acreditando, o aluno chega a uma técnica ideal, por isso para o bom andamento do treino no Dojo o aluno precisa acreditar em seu sensei, e em si mesmo, existe uma relação de troca entre o aluno e o sensei, e o sensei por sua vez insistindo e acreditando no aluno consegue desenvolver o treino que é preciso. Por isso para nos Sensei (literalmente professores - "a palavra sensei em japones é algo mais profundo") que trabalhamos arduamente sem dar tregua ao tempo, é como ter ganhado um prêmio.
O sensei deve encarar e correr atrás de recursos para desenvolver o treinamento, e isto serve para o aluno também, é como se diz: "Aquele que quer fazer assuma recursos, aquele que não quer assuma desculpas." É fácil faltar em um treinamento, sempre haverá alguma coisa para se fazer naquele momento, a filosofia budista ensina que para se fazer uma coisa é necessário deixar ou largar alguma outra.
Qualidade de Vida
Uma enorme dificuldade que surge para o aluno que quer praticar o que aprendeu no Dojo com seu sensei é justamente isso, a falta de espaço, falta de tempo, e a preguiça/comodismo. Com relação ao espaço pequeno é preciso improvisar e adaptar, ainda assim pode conseguir fazer muita coisa, é hora de usar sua criatividade, mas com relação a falta de tempo, a preguiça e o comodismo, vai ter que auto-educar-se.
O sucesso dos alunos variam de um para outro. Uns conseguem de desenvolver mais rápido, enquanto outros precisam de um tempo maior. O sensei precisa ser paciente. É um trabalho demorado mesmo. E a cada dia você ensina uma coisa, corrige a mesma coisa. No dia seguinte alguns vão precisar que você ensine novamente pois não absorveram o necessário ou talvez não era tempo de ouvir.
A evolução tecnológica avança poderosamente melhorando nosso conforto, e por esse motivo nos trás também um certo comodismo gerando o sedentarismo e suas consequências transversais, como obesidade, hipertensão, problemas cardiovasculares, dentre outros. E a nossa qualidade de vida? Através de exercícios físicos e as atividades esportivas somados a uma alimentação saudável e balanceada você pode combater essa epidemia universal, quase metade da população brasileira encontram-se obesos, e a obesidade desencadeia vários males. O treinamento esportivo é necessário não só para aumentar o tempo de vida de cada um mas também visando a garantir ao desportista a qualidade de vida tão almejado entre os povos, e poder usufruir bem por maior tempo. Boa Sorte a todos e vamos treinar rsrsr!

por: Dalmo S. Cintra





Soji no Jikan - "É hora da Limpeza"

Soji, que significa limpar, você provavelmente já deve ter ouvido falar do costume de tirar os sapatos antes de entrar no Dojo (Escola, Templo) e deixá-los todos arrumados. O motivo é simples: a prática ajuda a manter o local limpo, uma questão de higiene, é também um sinal de respeito já que Dojo é um templo de desenvolvimento técnico e espiritual. No Dojo, os alunos limpam o tatami, para aprender valorizar o patrimônio, exercer a humildade, a educação como forma de enfatizar a igualdade existente  e ensinando a todos o conceito de respeito, humildade e responsabilidade -além de mostrar que não há motivos para se achar melhor do que alguém que faz esse tipo de trabalho. -Também serve para reforçar a cultura igualitária. Esta prática ensina os estudantes a ter responsabilidade e consciência de preservação para os próximos alunos, isso ensina também a preservar o meio ambiente e o que é publico.
Soji no Jikan

Em 1979 quando iniciei-me no treinamento do Karate-do Goju-Ryu lembro-me que também ajudei e ajudo ainda a cuidar do Dojo como fechar e abrir portas e janelas, assim como outros alunos, não importa o Grau de faixa, nos sentimos felizes ao receber a tarefa porque estamos ganhando uma responsabilidade, isso faz parte integrante da disciplina do karate-do. Praticando o SOJI, aprendemos a limpar nosso ego, aprendemos a ser mais humilde, aprendemos a jogar fora com a sujeira as nossas imperfeições, podemos praticar a meditação sobre o treinamento (esvaziar a mente - estado Mushin), uma reflexão sobre a evolução no treino a respeito do que devo melhorar ou o que preciso parar de fazer. O SOJI é mais do que uma limpeza física, é um ato educacional de limpeza espiritual.

Hoje em dia a prática do SOJI na maioria dos dojos brasileiros não é comum porque a cultura brasileira por ser diferente alguns sensei optam por deixar de lado esta disciplina, os alunos ao chegarem no Dojo sempre o encontram limpo, no Brasil existe uma pessoa que é responsável por este trabalho. Mas é interessante aos que puderem manter esta disciplina no Dojo, um grande aprendizado, muitos acham que quem faz a limpeza é uma pessoa inferior e um trabalho inferior e isto é um grande equívoco !

A cultura brasileira é diferente da cultura japonesa mas podemos ensinar a cultura através do Karate-do e isto é excelente para aprender e ensinar as próximas gerações e manter as tradições.