SOBRE Dalmobushido

E-mail: dalmobushido@hotmail.com
E-mail: dalmobushido@gmail.com




Iniciei-me no Okinawa  Karate-do Goju-Ryu Shobukan do Brasil em 20-10-1979 com o Mestre Morihiro Yamauchi, tive a honra e o privilégio de acompanhá-lo durante 41 anos onde alcancei o 
7° Dan na Arte aos 57 anos, nesta época do meu início este Goju-Ryu ainda era Goju-Ryu Shoreikan do Brasil (1979) da linhagem do Sensei Seiykichi Toguchi, O Mestre Morihiro Yamauchi nasceu em 05-05-1940 e faleceu em 15-08-2020.
































A água de um rio adapta-se ao caminho que é possível, sem esquecer do seu objetivo: O mar.
Frágil em sua nascente, aos poucos vai ganhando a força dos outros rios que encontra.
E, a partir de determinado momento, seu poder é total.

(autor: Paulo Coelho)  Bushido

Palavras que um karateka jamais deverá esquecer:
Improvisar - Adaptar - Superar; Pensar - Decidir - Agir

É muito importante saber a história do estilo de arte marcial que você pratica, sua origem, sua cultura, sua linhagem, sua autenticidade.
Permita-me dedicar este trabalho aos praticantes de karate-do em geral, mais especificamente, às pessoas que se dedicam com todo seu ser, dando continuidade nesta obra gloriosa, nesta arte marcial o karate-do. Apesar de a cultura do brasileiro ser a de não dar conta da memória histórica de seus feitos e acontecimentos, a minha intenção é clara e única: registrar a dedicação empenho e espírito de todos aqueles apaixonados pelo Karate-do Goju Ryu Shobukan divulgando-o.
Tenho devotado minha vida à prática, estudo e desenvolvimento do Karate, sacrifiquei minha vida pessoal para que o Goju-ryu Karate-Do se desenvolvesse como uma filosofia de vida, o karate-do é arte marcial, defesa pessoal, esporte, elevação espiritual e educação moral.

"O Karate-do Okinawa Goju ryu é um caminho árduo e não existe atalho, porém frutífero"

Quando o discípulo se distancia da confiança do Mestre, preferindo a infidelidade à própria consciência, cava sem perceber largo abismo de destruição e miséria em seu caminho.

A história desta arte, está intrinsicamente ligada ao mestre Morihiro Yamauchi, e também à minha pessoa. Nasci em Pratápolis (MG), no ano de 1962. Minha família emigrou para São Bernardo do Campo quando eu tinha 6 anos de idade; quando atingi a idade de 15 anos ainda franzino de corpo, senti a necessidade de fortalecer-me física e espiritualmente, as  artes marciais já era um atrativo muito forte, assim acreditei fielmente no espírito desta Arte Marcial, que até então não sabia que esta arte iria, com o decorrer do tempo, ter tanta influência de formação em meu caráter, e mais tarde se tornar um “Modo de Vida” uma filosofia de vida.
Comecei a trabalhar com a permissão de meus pais; assim trabalhava e estudava. Estudei desenho mecânico, ajustagem mecânica, ferramentaria entre outros, e mais adiante cumpri também com os serviços militares. Aos 15 anos de idade apaixonei-me pelo poder das artes marciais e na escolha comecei a dedicar-me na prática do Goju-Ryu exatamente no mês do meu aniversário, o que foi para mim um grande presente. No Dojo mais próximo de casa, comecei a ter aulas com o Shihan Morihiro Yamauchi (Honbu Kancho Kyoshi), natural de Yokohama (Japão), o qual é uma pessoa de um caráter extraordinário e realmente tem um espírito de samurai, o mestre Yamauchi veio do Japão para o Brasil trazendo um conhecimento incrível, e então passei a estudar um estilo original de Karate.
O Karate é uma arte marcial que tem como objetivo construir um corpo forte e um espírito equilibrado; visando harmonia, agilidade, força, flexibilidade, controle respiratório e domínio interno; tendo como filosofia "DO", respeito, justiça, esforço, harmonia e responsabilidade. Sendo que Goju-ryu tem como significado, estilo rígido porém flexível.
O físico sadio possibilita um espírito forte e confiante. Esta é a lei universal do esporte. Claro que apenas o esporte não trará felicidade para quem o pratica, mas estará melhorando sua qualidade de vida. Assim, quero deixar bem claro que o Karate foi desenvolvido a partir de uma necessidade de sobrevivência, para defesa da honra e da vida, e este fator é primordial.
Mais tarde, enquanto meus treinamentos prosseguiam com sucesso, foi interessante notar que a arte foi se tornando refinada enquanto eu prosseguia neste caminho sem fim, encontrei também muitos obstáculos em meu caminho, tanto no meu eu interior, como no meu eu exterior. Há sempre um grande confronto entre ambas as partes e muitas vezes se pensa em desistir, mas a perseverança me fez alcançar degraus inacreditáveis nesta escada infinita. Para isso é preciso ter objetivo, é preciso acreditar muito, é preciso suportar e aguentar.
A meditação foi muito importante também. Zazen é um tipo de meditação para quem está em busca da liberação e da paz de espírito, a qual chamamos Espírito Zen, uma espécie de relaxamento físico e mental que nos proporciona um grande descanso da aflição de espírito. Esta meditação necessita de um estado de serenidade e ausência de pensamentos, criando condições para que as nossas possibilidades possam emergir, assim você irá explorar todo seu potencial.
Assim, o Karate não é somente técnica de luta, há uma preocupação em desenvolver a parte espiritual e conhecer o significado filosófico da palavra "DO" onde o praticante busca a harmonia e o desapego a todas as coisas efêmeras como medalhas, títulos e prêmios.
Através do treinamento recebemos a disciplina “Bushi”, do Bushido – Caminho do Guerreiro, e agora que herdamos temos que ter consciência que é uma disciplina severa, de aperfeiçoamento físico e espiritual, e que continua a nos treinar através dos tempos. Devemos encarar o nosso treino como um diamante, inicialmente em bruto e baço; mas com árduo, rigoroso e inflexível treino as nossas técnicas começarão a brilhar, mesmo depois de tal ser conseguido, não devemos nos tornar preguiçosos ou o diamante voltará a ficar baço, necessita de constante polimento para permanecer perspicaz e luzente.




 Sensei Chojun Miyagi criador do estilo Goju Ryu.



O guerreiro deve moldar seu Caminho. A partir do momento que você perceber o Caminho em tudo o que fizer, você se tornará o Caminho.

                     Miyamoto Musashi - um dos maiores samurais da era feudal do Japão.




Agradecimentos

"A Quem Honra, Honra"


Em nome da família do Okinawa Karate-do Goju Ryu é com muita honra, e o mais profundo reconhecimento, respeito, admiração e apreciação, e sinceros agradecimentos ao mestre Honbu Kancho Kyoshi Morihiro Yamauchi, pela brilhante e valiosa colaboração emprestada, e por trazer de terras tão distantes o Goju Ryu Karate-do, que tanto nos educa e enobrece somando em nossa cultura, em todo território nacional.
Natural de Yokohama, Japão e mestre geral da Confederação Brasileira de Okinawa Karate-do Goju Ryu Shobukan do Brasil, é com grande orgulho que agradecemos este brilhante mestre e cuja ajuda tornou possível a realização do nosso trabalho e divulgação cultural da arte, em benefício do nosso povo. Iniciei com sensei Morihiriro Yamauchi em 20-10-1979 e acompanhei seus treinamentos até o dia de seu falecimento em 15 de agosto de 2020, num total de 41 anos de treinamentos no Goju-Ryu Shobukan do Brasil e alcançando o 7° Dan.
O Goju Ryu é muito além de técnicas marciais, é um "DO" (caminho), um caminho formador do corpo e do caráter pelo aprendizado e cultivo da autodisciplina, do respeito ao próximo, da honestidade, da solidariedade, e da honra -Enfim, da integridade.
E com certeza, estaria cometendo uma falta de sensibilidade enorme, por não estar citando esta pessoa que sempre foi um grande contribuinte na formação do meu caráter, e na minha formação na arte marcial Goju Ryu Shobukan, e que muito tem feito pelo Goju Ryu no Brasil.

-E como eu poderia deixar de agradecê-lo?
"Domo Arigato Gozaimassu"

Dalmo S. Cintra




沖縄 空手道 剛柔流 

Biografia do Mestre Morihiro Yamauchi

O Sensei Morihiro Yamauchi nasceu em Yokohama, Japão, em 05/05/1940 e faleceu no Brasil em 15/08/2020, filho de okinawanos. Importante cidade portuária, Yokohama foi escolhida por seus pais como opção de emprego devido à carência de trabalho em Okinawa e à crescente indústria japonesa, alimentada pela II Guerra Mundial. Com o final da guerra em 1945 e a derrota do Japão, seus pais retornaram a Okinawa levando o pequeno Morihiro.
Aos 17 anos começou seu treinamento com o respeitado Mestre Seyichi Toguchi, aluno direto do fundador do Goju-ryu, Mestre Chojun Miyagi; Depois de quase dois anos de treinamento, seu mestre Seikichi Toguchi, viajou para Tókyo para difundir melhor o estilo Goju-ryu e levou Morihiro Yamauchi como ajudante (Morihiro Yamauchi era Uchideshi do mestre Seyikichi Toguchi - aluno particular que mora no dojo e ajuda de forma geral). Depois de um ano e meio ajudando seu mestre, Morihiro Yamauchi sentiu saudades de casa e retornou para Okinawa, continuando seus estudos com seu Senpai (Aluno Superior – O que veio primeiro), o mestre Shinjo Massanobu, que assumiu a Shobukan em Okinawa na ausência do mestre Seikichi Toguchi.
O treinamento em Okinawa na época era muito severo, mantendo as tradições da arte, e como não era raro acontecerem desafios e pequenos confrontos entre alunos de vários estilos o mestre Yamauchi não ficava por fora. Mestre Yamauchi conta que os combates em que participou, sempre acabavam em cavalheirismo e respeito. Era um teste válido numa época que não existia competições.
Aos 23 anos resolve imigrar ao Brasil onde já estavam três de seus irmãos. Apesar de trabalhar numa chácara em São Paulo, continuou seus treinamentos com seu irmão, também praticante de Goju-ryu, o Sensei Morimassa Yamauchi. Em 1968 abriu uma pequena academia com seu irmão na sobreloja do antigo posto do I.N.P.S. (Saúde Pública) de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista.
Mestre Morihiro Yamauchi (Honbu Kancho Kyoshi)
Ao longo dos anos ensinou em vários lugares do ABC, desde sobreloja de restaurantes orientais (muito conveniente, segundo o próprio Sensei Yamauchi) até vários clubes em Santo André.
Em 1975 voltou a São Bernardo, onde fixou-se o seu Dojo (escola – academia) até os dias de hoje, em sede própria na rua Olavo Gonçalvez nº 101 Centro - São Bernardo do Campo/S.P.
Mestre Yamauchi sempre viajava a Okinawa para se aperfeiçoar.
O mestre Morihiro Yamauchi era líder geral da Confederação Brasileira de Okinawa Karate-do Goju-ryu Shobukan no Brasil, Honbu-Kancho. Honbu-Kancho Kyoshi e chegou ao 9ºDan, .