SAÚDE FÍSICA E MENTAL

Dicas para você continuar perseverando nos treinamentos
 沖縄  剛柔流

Vídeos de Dalmobushido - Acesse -

E-mail: dalmobushido@gmail.com




Depois de um treinamento bem feito, (Aeróbios, Karate, Musculação) do resultado geral obtido, 30% é colaboração dos treinos, o resto fica por conta de sua alimentação; Você é o que você come! Você é o que você treina! portanto cuidado com a alimentação!!! 
Anatomia do Abdomen
Para se alcançar os tão desejados músculos abdominais, podemos dizer com pleno conhecimento técnico e científico que a resposta está no conjunto - Aeróbios - Musculação - Dietas - Perseverança - resumindo, Dieta + Treino. O treinamento ajuda 30% e a dieta ajuda 70%, mas é preciso a soma dos dois para se obter um resultado excelente.
Os exercícios aeróbios tem como objetivo melhorar a capacidade cardiovascular/cardiopulmonar, a pressão arterial, quantidade de gordura no sangue e níveis sanguíneos lipídios. Nos exercícios aeróbios, os ácidos graxos são a fonte principal de energia, após os vinte minutos iniciais do treino (observação: deve-se manter o mesmo ritmo de treino do começo até o final, evite deixar que seu ritmo de treino caia) o que leva a perda do peso corporal. Porém após algum tempo, o emagrecimento cessa, pelo simples fato de o indivíduo gastar menos calorias por estar mais leve. Portanto, a musculação (os abdominais) entram em ação para melhorar o tônus muscular diminuindo o volume do abdomen, evitando o fenômeno da flacidez decorrente do emagrecimento e o aumento da massa magra.
É preciso determinação
Como a maior parte do gasto calórico diário (60 a 75%) está relacionado com a taxa metabólica em repouso, que é dividido entre metabolismo basal (nível mínimo de energia para manter funções vitais do organismo no estado de vigília) e a manutenção das funções corporais normais, o aumento da massa magra corporal leva ao aumento do gasto metabólico, ou seja, se você aumentar seus músculos, estará queimando calorias até em repouso!

A CIÊNCIA DO OTIMISMO

Pesquisadores descobrem o gene ligado ao bom humor e mostram como ele é capaz de impedir doenças, aumentar a autoestima e facilitar os relacionamentos.

Saiba como programar seu cérebro para se tornar uma pessoa mais otimista

Procure ser sempre otimista, o comportamento positivo protege de doenças, alimenta a autoestima e até melhora relacionamentos, de acordo com a psicologia ser otimista ajuda em quatro fatores primordiais: NO SUCESSO: os otimistas são mais motivados, por isso insistem mais e conseguem ir mais longe; NO SISTEMA IMUNE: funciona melhor, evitando doenças. Mesmo que elas ocorram, otimistas se recuperam com mais prontidão porque acreditam na eficácia do tratamento; RESILIÊNCIA: não desistir ante a primeira pedra no caminho e acreditar que as coisas vão acabar bem ajuda os otimistas em momentos difíceis; FELICIDADE: pessimistas estão oito vezes mais propensos a se deprimir quando algum evento ruim acontece em suas vidas. Tolerar eventos negativos e lidar bem com nossas falhas nos protegem dos efeitos predatórios da ansiedade e do estresse. Esses eventos passam e sobrevivemos a eles.

(artigo da revista ISTOÉ ano 36 - nº 2203)

A perseverança é a chave para o sucesso!! Começe hoje mesmo!!

Culto à aparência

Algumas artes como o Karate-do Goju Ryu trabalham o lado interno das pessoas desenvolvendo um espirito forte e confiante, e muitas outras não passam de Culto à aparência.
"Na verdade, numa sociedade em que o corpo se tornou um ente tão importante quanto outrora a alma, é pela aparência física, sobretudo que se comprova aquilo que cada um quer mostrar de sua subjetividade"
Hoje vivemos em uma sociedade onde é comum julgar as pessoas pela aparência, ou seja, aquilo que as pessoas parecem ser, e não o que são realmente e muitas vezes buscamos recursos para melhorar nossos estereótipos, pois sentimos a necessidade de fazer parte de determinados grupos, para não nos tornarmos pessoas supostamente excluídas.
O ser humano, como os animais, tem o costume de agrupar-se com os demais com o qual irão se relacionar, um exemplo disso, é que nós escolhemos com quem iremos nos relacionar de acordo com o que a elas apresentam, podemos comparar nossos hábitos com a teoria do "uso e desuso" criado por Lamarck (Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação representa, então, a necessidade que os seres vivos possuem de desenvolver características estruturais e funcionais que lhes permitem sobreviver em determinado ambiente). Quando fazemos esse tipo de seleção, muitas vezes esquecemos que pessoas não são apenas um corpo físico. Pois temos além de tudo sentimentos, valores éticos e morais, que constituem nossa personalidade, e é isso que deveria nos diferenciar dos hábitos grupais de animais irracionais.
Mesmo assim ignoramos estes valores que temos, e pensamos apenas no lado estético para persuadir-nos no meio em que vivemos, a sociedade criou tantas formas de manipulação que não conseguimos distinguir se a nossa subjetividade, é realmente a maneira que queremos nos expressar, ou se a influencia externa já corrompeu o nosso ego.

Por: Victor Arato Cintra e Wesecley Santos da Silva (Praticante de Capoeira)
Alunos de Ed. Física Grupo UNIESP - Faculadade de Diadema - FAD

                                                         

"ZAZEN"
TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO/CONCENTRAÇÃO
                              沖縄 剛柔流

                                     "O Caminhante e o ato de Caminhar"


Victor Arato Cintra (Goju Ryu)
No "DO" (Caminho) o caminhante e o ato de caminhar "filosoficamente e/ou pode ser interpretado como uma tradição espiritual que propõe ao homem o estado de consciência e vida plena (o vazio - esvaziar-se). O Goju Ryu sugere o espírito Zen no ato de caminhar, a busca das energias internas, do conhecimento, da saúde, a leitura da natureza ou do homem no conjunto que restauram a ordem, a organização, a lei interior e exterior, através da busca interna, o interno e o externo tem na meditação (Zazen) o caminho espiritual por excelência.
Como instrumento para se alcançar o espírito Zen, e como ferramenta usamos o método Zazen (sentar-se e meditar/concentração), por isso pode-se alcançar o estado espiritual ideal para as artes marciais, e atravéz dos katas o espírito Zen permanece como: Zen em movimento.
Este método de meditação se apóia na quietude e no silêncio, vazio profundo, talvez seja o que sugere o Kara (vazio) do Karate-do. Na prática do Zazen é necessário sentar-se em quietude, buscar o silêncio interior e unir a mente à respiração.
É preciso cessar todos os movimentos produzidos pelo corpo físico até o praticante ficar completamente envolvido internamente, pelo estado de paz interior, livrando-se dos movimentos ou ruídos. Mas para encontrar o silêncio, é preciso antes iniciar um processo de relaxamento do corpo e da mente, é como um aquecimento sistemático dos ruídos externos, dos ruídos do corpo, das palavras, dos diálogos interiores dos pensamentos e, por fim do ego alcançando o "VAZIO". O trabalho disciplinado, a meditação diária, levará a constante expansão da consciência até o alcance da plena realização no silêncio e buscar a quietude interior até esquecer-se de todas as existências é como levar o corpo e a mente a experimentar período de profundo descanso, que tem como efeito a reposição da energia "KI" ou "CHI" em chinês. O efeito imediato de uma sessão de meditação bem feita é o descanso mental. No final de um dia exaustivo ou depois de grandes dificuldades, é comum recobrar energia através do descanso, recolhimento provisório e sono.
Quem assim procede fica revigorado. É com esta analogia que os mestres Zen explicam os benefícios proporcionados pela meditação Zazen.
Praticar Zazen é trilhar o "DO", é sentar na quietude, e utilizar a ferramenta que poderá levar o praticante do Goju Ryu ao encontro de si mesmo.
É preciso que o adepto acredite em seu Sensei e também em si mesmo, por um motivo ou outro e as vezes com razão, uns acreditam em si mesmo e não acreditam em seu Sensei, outros acreditam em seu Sensei e não acreditam em si mesmo, é preciso acreditar!
Procure conhecer a "história do seu Dojo e de seu Sensei", não pense que poderá treinar somente como pensa ou como quer, o treino deve seguir seu próprio curso suas disciplinas e regras, tem que ser sim, como é preciso para o desenvolvimento tanto no Zazen como no Goju Ryu.
Para meditar/concentrar não é preciso seguir uma religião ou filosofia exótica. Os efeitos da meditação não são milagres, mas fruto de treino, costumo dizer que "você é o que você treina, se treinar fraco será fraco, se treinar pouco não se iluda! não será o suficiente!
Falam das descobertas científicas sobre os efeitos da meditação, e do treino em si, mas se revelar as experiências vivenciadas e aplicada ao dia-a-dia, vão dizer que é conversa de louco.
É preciso aprender a determinar sua mente para não se envolver no fluxo incessante de pensamentos, pensamentos vão e voltam sem que você os queira. Determinar um foco para a qual dirija sua atenção, por exemplo: a própria respiração, um som que se repete, o movimento de vai e vem do abdomem, ou uma imagem fixa (pode ser um simples ponto preto em uma parede para focalizá-lo, para determinar sua atenção). Toda a atividade mental é levada para esse ponto mínimo, mas não é feito esforço cansativo para não sair dele. Ao contrário, a prática é voltar-se a esse foco sempre que a mente produzir uma sequência de pensamentos, assim pode-se auto educar-se aos poucos. Esse ir e vir é a meditação Zazen.

Apesar de ter relação com o nível de habilidade, o nível de experiência não é sinônimo da mesma. Por exemplo: um praticante pode ser experiente, tendo realizado essa atividade (Zazen/Goju Ryu) por vários anos (é como faixa preta que pega grau na faixa "DAN" por tempo de academia (honra) e não pela mesa examinadora), porém sem ser habilidoso, ou seja, ele não apresenta uma boa técnica de execução.

Em contrapartida, um praticante pode apresentar grande técnica de execução (alto nível de habilidade) em um dado exercício (ou kata), mas ao mesmo tempo ter pouca experiência com o mesmo (tempo de academia).
No papel de Sensei observo os alunos iniciantes que mesmo realizando seus treinamentos pela primeira vez na vida, seja Zazen e/ou treinamento no Goju Ryu, já o fazem com ótima técnica de execução, contudo elas ainda não tem a experiência suficiente ("o tempo dirá" e o próprio treinamento no Dojo seleciona seus adeptos), cabe ao Sensei orientá-los.

                                                   "Não há clandestinos no Caminho Espiritual."
                                                                      mestre Maa Ho Yang
                    

A Relação do Tanden com o Zazen na Concentração do Goju Ryu
A intenção dirigi o Ch'i (Ki). O "KI" dirige o corpo. 

No código de honra do samurai diz o seguinte: -Não tenho lar, faço do Tanden o meu lar. Talvez aqui o autor estivesse se referindo que não é necessário um lugar especial entre quatro paredes para se desenvolver o caminho técnico ou o caminho espiritual, basta a orientação de seu Sensei e um lugar ao ar livre, uma praça mais reservada ou mesmo a sala de sua casa.
 Dalmobushido na execução do Sanchin Kata
Quando tratamos da mente - corpo - e da respiração, o Tanden é o centro do corpo, há quem diga que também é o centro do universo.
O ser humano é gerado pelo Hara (ventre - de onde surgiu o Hara-kiri), o Tanden fica cituado no Hara, e está localizado a uma distância de cerca de três dedos (quatro centímetros abaixo do umbigo) aproximadamente. Para se obter um bom estado de saúde é preciso rotina de treinamento e boa alimentação desde cedo, é preciso exercitar o corpo como um todo: - mente, músculos, e vísceras. Se estiver adiando estes cuidados pensando somente em outras áreas, cuidado pode se dar mal.
A habilidade consiste em evitar utilizar o corpo diretamente, mediante a força muscular bruta, no Goju Ryu, para se desenvolver no aprimoramento técnico e espiritual não é necessário o "corpo da moda", mas poderá sim ser uma consequência do treinamento. Em primeiro lugar, deve-se utilizar a vontade para dirigir a energia e graças a isto, consegue-se sentir de forma clara e perceptível o movimento; depois, permite-se que tenha lugar o movimento físico. Podemos perceber claramente a necessidade do "Zazen", dando possibilidades para que surjam as forças internas, uma vontade poderosa e criadora.
É por este motivo que as aulas do Goju Ryu iniciam-se pelo Zazen (fazemos Mokuso no início e finalização das aulas) os treinos e os alunos devem ser bem vistoriados e bem dirigidos para o desenvolvimento correto.
Os músculos mais fortes encontram-se no abdômen, na parte inferior das costas, nas coxas e nos gêmeos; por isto, tomar consciência desta zona torna-se essencial para se experimentar uma sensação interna de poder e força. A parte inferior do corpo é o vínculo que une a parte superior com o solo, e é precisamente deste solo que surge em última instância, todo o poder de ação; no Kata Sanchin o aluno executa muito o "Muchimi" (aderência do Praticante de Goju Ryu ao solo) justamente pelo motivo de retirar maior força desta base, é o mesmo princípio e isto é básico.
Entretanto, denominar a "parte inferior do corpo" como o centro de poder ainda que de certa forma seja verdadeiro, não é só isso! O mais importante da vontade poderosa é que a totalidade do indivíduo tome a decisão, de forma integrada, atuando juntas todas as partes (harmonia muscular). Necessitamos assim descobrir em que parte do corpo concentram-se e armazenam-se as forças do corpo. 
No texto acima fiz uma colocação milimétrica da localização do Tanden, na realidade aquela é a colocação da vista frontal do abdômen, sendo que se encontra no centro do corpo, mais próximo das costas do que da parte dianteira, isto significa que se encontra aproximadamente no centro do disco vertebral cituado entre a terceira e a quarta vértebra. Dada sua proximidade e sua particular localização anatomica, constitui um ponto onde se concentra toda a força do corpo, o lugar onde a mente e o corpo se unem mais inteiramente. Este ponto é bem conhecido pelos orientais e praticantes de artes marciais, e tanto o Tanden, como a área que o rodeia (zona inferior do abdômem) costumam ser considerados como o centro da unificação, a força, o movimento corporal e a estabilidade. É o "centro terrestre" do corpo, que conecta o corpo à terra e que permite que se concentre aí a força da terra, e que depois é enviada, seguindo as ordens da mente, aos braços e ás mãos.
Monge Budismo Zen
Se você manter o ritmo natural da respiração ao mesmo tempo em que se concentra a tensão neste ponto, pode incrementar-se a força que ali se acumulou (vemos isso na execução do kata sanchin, e na execução da técnica chamada de "KIMÊ"). Muitos estilos de artes marciais exigem do aluno que se acostume a se concentrar "no Tanden". Conseguindo isto, qualquer ação que se execute estará apoiada por todo as faculdades da pessoa, tanto as físicas, como as espirituais, e o ato voluntário adquirirá mais força e maior precisão.
Assim como no Sanchin Kata, que demonstra na execução de sua técnica a respiração "Ybuki" (respiração peculiar do estilo Goju Ryu), e que mantêm a concentração no Tanden, assim também será com todos os outros katas Goju que também serão executados tecnicamente com relação a concentração no Tanden, o espírito Zen e a energia "KI" desta forma fluirão e será bem mais gostoso treinar Goju Ryu. O espírito Zen e a energia "KI" andam juntos aos treinamentos do Goju Ryu e se encontram em todos os katas. O próprio treinamento no Dojo em seu pleno desenvolvimento com objetivo, serenidade, e disciplina, sugere ao aluno o espírito Zen, a expansão da energia "KI" , e o genuíno espírito das artes marciais.

- corpo, energia, mente e espírito.

- corpo, respiração, mente.

A vontade criadora pode ser gerada no Tanden atravéz do "ZAZEN".

"Se alguém sabe como cessar os pensamentos, então há Concentração (Mokuso); Concentrando-se pode-se chegar à tranquilidade; por meio da tranquilidade, pode-se obter a paz; com a paz se alcança a sabedoria e com a sabedoria pode-se ter o "Tao" (ou "DO" em Japonês)".

Lao Tze

                                                             

                       A Ciência do Exercício no Goju Ryu
                            沖縄  剛柔流 

A Beta-Endorfina é uma substância do cérebro que libera-se somente com atividades físicas, a sua ação chega ao ponto de modificar o comportamento de uma pessoa.
Algum tempo após iniciar os exercícios no Goju Ryu (o que pode variar de acordo com o tipo de atividade), libera-se, dentro do cérebro uma substância chamada de Beta-Endorfina. Ela origina uma sensação de bem-estar, e sua ação chega ao ponto de modificar o comportamento da pessoa, que pode tornar-se mais compreensiva.
A Beta-Endorfina é responsável pela diminuição do "potencial de sofrimento"  de um atleta.
Toda pessoa que não faz atividade física, torna-se uma pessoa mais irritada e com mais propenção ao "stresse". Isso acontece, sobretudo na meia idade. O homem não foi feito para ficar parado! Por isso na sociedade atual em que vivemos, um meio tão conturbado e difícil, é preciso ter atividades físicas, e a pessoa que o faz torna-se uma pessoa bem humorada sempre disposta, diferente, produzindo mais a cada dia.
O esporte de longa duração é um esporte em que o volume de treinamento, e/ou volume de trabalho, são geralmente grande. O atleta de nível profissional geralmente precisa de submeter-se a este tipo de treinamento, o aluno que quer alcançar o nível de Sensei (professor) ou Shihan (mestre) e ser herdeiro e bem sucedido no Goju Ryu deve submeter-se a este treinamento, isto é uma tradição milenar.
Quem não é dependente como profissional, espaça mais suas atividades.
O atleta que não está habituado, ou que não se sujeita a uma disciplina e uma regularidade (frequência) dos treinamentos, é mais susceptível a sofrer tendinites, lesões no joelho, na coluna ou nos pés. Individuos que nunca praticaram esporte algum, ou seja, que estão no sedentarismo, tem que ser bem vistoriados e orientados, antes de começarem qualquer atividade física, por isso é preciso a supervisão do Sensei (professor líder do Dojo), e que esteja sempre atento ao desenvolvimento do aluno.
Os benefícios vão aparecerem àqueles que fazem atividades com frequência, com disciplina e perseverança, dentro de certos limites e sob a supervisão do Sensei. Além de se evitar os riscos de contusões, os chamados "infortúnio do esporte", diminuem-se as chances de contrair doenças coronárias, combate-se a obesidade e a hipertensão.
Quando chegar a hora de deixar de ser um atleta de competição para ser um atleta de manutenção. Não precisará mais daquela atividade violenta, que desempenhava antes (saindo assim da "chamada zona de risco no esporte").
É preciso criar condições para o organismo se readaptar-se e se reajustar, para viver ainda mais. Por exemplo o velocista torna-se uma pessoa com grande capacidade aeróbica.
No caso das artes marciais em especial, tenho observado muitas pessoas, ou seja grandes mestres divulgadores da arte, atingirem um nível técnico exelente, e depois de atingir um resultado muito avançado no esporte, fazem somente a parte de manutenção e conseguem conservar suas técnicas (principalmente no caso do estilo Goju Ryu), mesmo em idade avançada conseguem manter a técnica, ou o grau (Dan) na hierarquia sem problemas.
No caso do praticante de Goju Ryu alcançar um grau elevado na faixa preta, já treinou praticamente cerca de 30 anos aproximadamente, assim sendo pode ter qualidade de vida e aumentar suas potencialidades, e longevidade, desenvolver ainda mais nas partes técnicas e espirituais, é como uma pessoa que aprendeu a andar de bicicleta, "nunca mais esquece".
Goju Ryu
No treinamento do Goju Ryu você desenvolve capacidade psicomotora adaptadas à arte marcial, e utiliza tudo isto sob forma de exercícios físicos.
Por exemplo, ao se executar o Kata, é como se estivesse em pleno combate, concentrado e atento, mostrando seu instinto natural de sobrevivência (Mokuso/Zanshin), é uma forma de exercício onde você pode mostrar ou expressar o que você é na arte marcial, um mestre mais graduado poderá avaliar todo seu potencial observando sua execução técnica, se tirar um tempo só para praticar Kata Goju, perceberá que é como uma sessão de ginástica.
No Goju Ryu Karate-do pode-se desenvolver qualidades físicas e psicológicas como: Potência, Resistência, Rapidez, Reação, Coordenação, Auto-Confiança, Decisão, Espírito de Equipe, e Combatividade.
No treinamento do Goju Ryu temos alguns exercícios que aparentemente não tem muito valor perto de exercícios de força que são realizados de um modo geral nos Dojos, mas são exercícios que ajudam em muito no Flexionamento, Flexibilidade e alongamentos, muitos desses exercícios vieram do Yoga e trabalham também nos meridianos do corpo trazendo o equilíbrio. De um modo geral a ginástica do Goju Ryu tem mesmo o objetivo principal de acelerar gradativamente as batidas cardíacas, por isso ela inicia-se pelos pés e finaliza-se na cabeça, uma ginástica ciêntifica, que fortalece o corpo em geral, tonificando os músculos, fortalecendo os ligamentos, nervos e trazendo assim o equilibrio no organismo em geral.

                                                                           por: Dalmo Souza Cintra


"Qualidade de Vida"
Fala-se muito em qualidade de vida, mas por onde devo começar?
沖縄 空手道 剛柔流

João Piccinin F. Preta Yondan
Na minha opinião um bom começo seria DISCIPLINA, TREINAMENTO, E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, é uma questão que parece fácil de responder, mas se assim fosse, as pessoas não ficariam atrás dos atletas de alta performance para pedir conselhos não é verdade! Este fato nos faz lembrar sobre o "SABER e SENTIR" que eu havia dito antes, saber é teoria, estudo, e sentir é prática, treinamento, é necessário "SABER e SENTIR" para se alcançar boa performance no Goju Ryu e é possível conquistar qualidade de vida através de atividades físicas e alimentação saudável, somente as pessoas que treinam com objetivo e disciplina sabem dar dicas, conselhos e revelar segredos para o desenvolvimento, porque elas praticam o "SENTIR" e se aprofundam consequetemente na arte marcial. (Observação: Na foto à esquerda, João C. Piccinin Faixa Preta Godan 5Dan, este aluno treina comigo à 29 anos, exemplo de dedicação no Goju Ryu).
Há muitas polêmicas sobre o assunto, e muitos querem resultados rápido, como se em 30 minutos o aluno fosse capaz de sintetizar anos de estudo. Assim sendo, para um bom começo nada melhor que DISCIPLINA, TREINAMENTO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
No Goju Ryu existem muitos segredos e muitos mistérios à serem explorados e desenvolvidos atravéz de estudos mais aprofundados na arte marcial, mas sabe qual é o principal segredo? -TREINAR!
Em primeiro plano é preciso aprender a treinar, é necessário humildade para assumir que não sabe como treinar e buscar orientações com seu Sensei, para se alcançar degrau por degrau, tijolinho por tijolinho até que possa fazer uma muralha ou seja atingir níveis técnicos mais elevados e ser um bom Faixa Preta.
Exercício Perfeito para o Goju Ryu
Em seguida é necessário a supervisão técnica do Sensei que irá adaptar o estímulo e o exercício, na intensidade e volume em que nosso corpo será capaz de absorver, afinal exercícios tem uma quantidade certa: menos não causa resultados, excesso causa lesão, e treinar errado é como andar em círculos, é não chegar a lugar algum com maiores chances de lesões com certeza, é como andar na escuridão, é o sensei que direciona o aluno no caminho que deve trilhar. (Observação: Esta foto à direita demonstra um dos exercícios do Goju Ryu Karate-do, este é um dos exercícios que estimulam o alongamento, a flexibilidade, e o flexionamento do quadril).
É a boa performance (resultado ideal) que deixa o treinamento interessante, mas é a saúde que deixa os ganhos sustentáveis: de nada adianta chegar ao topo se você não sabe permanecer nele! De nada adianta chegar a Faixa Preta se você não sabe permanecer nela! Ainda que na Faixa Preta você esteja começando, engatinhando no Goju Ryu Karate-do não é verdade? Então é necessário também "SABER" fazer a manutenção rotineira dos treinamentos.
É um grande erro não consultar seu Sensei achando que já sabe tudo!!!

                                                                      por: Dalmo S. Cintra


沖縄 空手道 剛柔流 

"MOKUSO"
Quero compartilhar com os leitores amigos algo interessante sobre o tema "Mokuso" (Zazen - Técnicas de como sentar-se e meditar no Goju Ryu).

Aqui tratamos de conhecer a postura de sentar-se em Seiza, para a prática do MOKUSO, ou seja Zazen (sentar-se e concentrar-se - meditação-), um caminho muito importante para a prática do Goju Ryu Karate-do. Tudo que é realmente necessário é um local para estar só e umas poucas respirações. Se algum suporte é considerado de grande valia então o Seiza para a prática do Mokuso/Zazen encerra qualquer comentário, pode ser praticado em grupo, mas isso não é necessário.
-Sente-se em Seiza, ou Anza (pernas cruzadas). Acenda um incenso para criar um clima adequado e tranquilo se quiser;
-Sente-se com as costas bem ereta, coluna vertebral ereta;
-Relaxe-se profundamente (os sete chakras);
-Coloque as mãos sobre os joelhos, as palmas para cima, ou no estilo TAO, ou no estilo Seiza do Goju Ryu;
-Balance o corpo lentamente da esquerda para a direita, como um pêndulo, até encontrar seu centro de equilíbrio;
-Pare aí...
-Inspire lenta e profundamente e solte o ar lentamente e naturalmente, pela boca, deixe o plexo (Tanden) empurrar o ar bem lentamente;
-Relaxe os ombros, relaxe os músculos faciais; 
-Relaxe o plexo solar (Tanden), os chakras do abdômen, solte os braços, e faça este relaxamento com o corpo inteiro, sem exceção;
-Inspire novamente e solte o ar pela boca (revisando todo o processo de novo);
-Então, feche a boca suavemente os lábios se tocam, coloque a ponta da língua no céu da boca ( a língua fica encostada no palato) e respire pelas narinas. Mantenha os olhos suavemente fechados;
-Faça a manutenção do relaxamento constantemente enquanto estiver praticando, até atingir a quietude total;
-Você está pensando? Ou não está pensando?
-Verifique sua postura. Costas eretas cabeça como se um fio puxasse-a para o céu. Pernas firmes pela força da gravidade. Não julgue. Nem certo nem errado. Nem bonito, nem feio. Apenas seja. Ouça a voz do silêncio. Que bom estar vivo!
-Este instante, aqui e agora, é o céu e a terra. Isso é tudo. Tudo e nada. "VAZIO" (Mushin - esvaziar a mente);
-Nenhum pensamento, nenhuma reflexão, "Vazio" perfeito;
-Porém, algo se move ali, seguindo seu próprio curso.


沖縄 空手道 剛柔流

Avaliação Médica e Avaliação Física

Aquele que deseja iniciar-se em uma atividade física, antes de qualquer coisa é fundamental uma avaliação médica, seja qual for sua idade, para que não aconteça nenhum imprevisto, principalmente porque buscamos através do esporte o bem-estar e qualidade de vida.
Anderson Lopes Martins - Kurobi
A princípio os exercícios devem estar focalizados em qualidade de vida, há uma tendência de procura pelas academias por pessoas mais velhas, na faixa etária dos 50 anos acima, o aumento no número de alunos nesta faixa etária não é surpresa em um país que está envelhecendo, a principal questão é quem está começando uma atividade física nesta faixa etária saindo do sedentarismo. Há cinco anos, o culto ao corpo dominava: academia servia para homem ficar forte e mulher ficar com bumbum duro. Hoje, há uma procura maior por bem-estar e qualidade de vida, que é o que o público mais velho busca. De qualquer forma é necessário fazer uma avaliação médica; Estes são os testes indicados para quem vai começar qualquer tipo de treinamento:
-Histórico de saúde: Obtido por meio de questionário sobre hábitos de vida, doenças anteriores, saúde dos familiares e uso de remédios;
-Exame clínico: O médico mede a pressão arterial, ausculta o coração e o pulmão e faz um exame visual das condições corporais;
-Avaliação postural: São observados desvios na coluna, desalinhamentos dos ombros, joelhos etc.;
-Ergométrico: Acompanhado por um médico e com eletrodos colocados no peito para monitorar a atividade cardíaca, o aluno corre na esteira ou pedala na bicicleta, aumentando progressivamente o esforço até atingir a frequência cardíaca máxima; 
-Antropométrico: Medem-se peso, altura, circunferência da cintura, quadril, coxas, braços e tórax. Com uma espécie de compasso (adipômetro), são medidas dobras cutâneas para o cálculo da porcentagem de massa gorda (gordura corporal) e de massa magra (peso dos músculos, ossos, vísceras etc);
-Resistência muscular: Verifica quantas vezes a pessoa consegue executar determinado exercício em 1 minuto. Em geral são testados exercícios abdominais e flexões de braço;
-Flexibilidade: O aluno executa um ou mais exercício de alongamento, para verificar a flexibilidade articular e a capacidade máxima de extensão do músculo.



Karate Kid

“Benefícios do treinamento de Karate-do Goju Ryu para crianças”

Iniciar seu filho no treinamento de Karate-do é ideal (crianças a partir dos cinco anos de idade geralmente são aceitas, pois é uma boa maneira de aprimorar a coordenação motora), e muitos pais descobriram que em menos de um ano, seus filhos que estavam envolvidos com o Goju Ryu Karate-do tinham visivelmente ganho traços positivos como, o aumento da autoestima, respeito e aptidão física geral.
Além de todos esses benefícios muitos pais também optam por aderir ao programa de treinamento, tornando-se uma ótima experiência que enrijece e constrói os laços de família.
Um dos benefícios da prática do Karate é que ele torna seu corpo extremamente rígido e ao mesmo tempo flexível. Um praticante não só desenvolve força física, mas também equilíbrio mental. Isso mantem os praticantes de Karate jovens, saudáveis e longe das influências negativas do mundo como bebidas alcoólicas e drogas.
Os praticantes também têm um ganho significativo na flexibilidade e na coordenação motora de seu corpo durante o treinamento, uma vez que as faixas de movimentos inteiros do corpo são exercitadas.
Diferente de muitas outras formas de atividade física, o Karate-do também tem um elemento mental e espiritual que, muitas vezes, não só melhoram o foco da mente, mas também ajuda no autocontrole. Emoções como a raiva e o medo são bem controlados através da prática e muitos lutadores encontram uma enorme paz interior através da formação no Goju Ryu Karate-do.
No treinamento voltado para a correção de posturas, o aluno aprende a ter bom senso e autocorreção, aprenderá a corrigir-se a si mesmo, dando-lhe equilíbrio e domínio das técnicas ajudando assim no domínio próprio.
A essência do Karate-do tradicional é educacional com objetivo de tornar o ser humano digno e útil à sociedade. É fundamental saber como treinar, porque treinando corretamente o aluno adquire lucidez e bom senso. Antigamente os mestres de Karate insistiam que em cada treino fosse necessário uma postura correta do aluno, para um correto estímulo do cérebro. Além de obter equilíbrio no aspecto emocional, físico/perceptivo e inteligência, este conjunto de treinamento correto aumenta a eficiência técnica e psicológica estimulando adequadamente o cérebro, e como este estilo de Karate-do é tradicional e original de Okinawa mantém o seu sistema de ensino até os dias atuais.
O maior presente que se pode dar aos alunos (filhos) é prepara-los para o futuro ensinando-lhes o valor que tem praticar com regularidade, com disciplina, com serenidade, fazendo exercícios diariamente, alimentar-se com inteligência, esclarecer a cada um que podem ficar em plena forma física, independente da força ou da habilidade atlética. Inspire nos alunos (filhos) o entusiasmo pelo movimento e pela saúde, que dure a vida inteira.

Resumindo os aspectos que você desenvolve na prática do Karate-do são:

Karate = Arte Marcial; Defesa Pessoal; Esporte; Elevação Espiritual e Educação Moral.

Karate-do = Respeito; Justiça; Esforço; Harmonia e Responsabilidade.

Benefícios da Prática

· O Karate para crianças constroem a confiança e a autoestima, bem como a autodisciplina, respeito, concentração e cortesia; 
· O treino é ideal para crianças tímidas e retraídas que não se dão bem em esportes de equipe, dando-lhes a capacidade de florescer essa habilidade, porque combina práticas físicas e mentais; 
· Muitos não percebem, mas é fato que os treinos de Karate quando bem dosados são mais seguros do que a maioria dos esportes de escola; 
· Crianças com necessidades especiais tais como as DDA (distúrbios de déficit de atenção), com dificuldades de aprendizagem e hiperatividade são frequentemente recomendadas a participar do treino de Karate-do pelos benefícios claros em suas técnicas de formação estrutural; 
· O treinamento é dosado no nível da criança, em ritmo moderado, e somente para grupos de crianças porque criança com criança se entendem, se identificam melhor.

· Pais! É preciso ganhar os filhos antes que o mundo faça isto!


O Mestre Morihiro Yamauchi iniciou o Karate-do Goju Ryu Shobukan em São Bernardo do Campo no ano de 1975

Okinawa Karate-do Goju Ryu Shobukan do Brasil

O Karate-do para Crianças

沖縄 剛柔流  



Karate Kid  -  Goju Ryu  

沖縄 剛柔流  





Karate-do para crianças

沖縄 剛柔流  


























































沖縄 空手道 剛柔流